Pular para o conteúdo principal

Comando de Repetição - for


O comando de repetição for também é conhecido como comando de repetição com variável de controle, pois necessita de uma váriavel para controlar a quantidade de vezes que o laço de repetição será executado.


Sua estrutura é a seguinte:
for(CONTROLE=0;CONTROLE<10;CONTROLE++)
{


}

 A qual "CONTROLE" é uma variável do tipo inteiro que deve ser declarada no início do código fonte e funciona como o controle da quantidade de vezes que o laço será executado.
O segundo campo entre os ; é a condição de repetição, ou seja, conforme o exemplo enquanto a variavel de controle (iniciada com valor zero) for menor que 10 o programa vai executar o laço de repetição.
O terceiro campo depois dos ; é o comando de incremento da variável, ou seja, cada vez que o programa executar o laço a variável de controle vai ser incrementada com +1 em seu valor.

Para um melhor entendimento, analise o exemplo abaixo, um programa que mostra os valores do laço de repetição.


Após executar o programa, ele ficará assim:


Este programa mostra todas a vezes que a variável de controle foi executada e mostra-as na tela.

Qualquer dúvida basta comentar. Bons estudos!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Comando system("cls"); Limpando a tela

Para utilizar o comando system("cls"); é necessário a declaração da biblioteca stdlib.h no início do programa. Sua função é limpar a tela de saída de programa que é executado no MS-DOS, ou seja, funciona como um "apagador" para tudo que já foi escrito. O programa a seguir imprime na tela o que o programador colocou no printf e depois de pressionar uma tecla tudo é limpo, ou seja, apaga tudo o que já foi escrito e imprime as outras funções que foram programadas. Link para o código-fonte do exemplo (Pastebin ) Agora visualize o que deve acontecer com o seu programa:

Biblioteca Conio.c

A biblioteca conio.c é a modificação da biblioteca conio.h para poder disponibilizar algumas funcionalidades no programa Dev C/C++ . Com ela é possível usar os comandos textcolor(), backgroundcolor(), gotoxy(), clrscr(), etc, e deixar a saída dos dados com um layout mais agradável para o usuário. O link abaixo redireciona para o site 4shared.com, o qual permite fazer o download da biblioteca. Download Conio.c - 4shared Junto com a biblioteca vem um pequeno tutorial de instalação no  Dev .   ATENÇÃO: Para o funcionamento das funções é necessário a adição da biblioteca no início do programa.

Mudar cor da saída em C/C++(printf)

Para alterar a cor do comando de saída - ou impressão na tela - utilizando o Dev C/C++ (em ambiente Windows) é necessário a instalação da biblioteca conio.c .  Após seguir as instruções de instalação, é necessário declará-la no topo do código-fonte utilizando o comando " #include <conio.c> " (sem aspas). Após declarar a biblioteca, o comando textcolor() é o que vai alterar a cor do texto de saída. Sua estrutura é a seguinte:   textcolor( cor ); A palavra 'cor' escrita entre parênteses representa a cor que o desenvolvedor deseja para o seu programa. Abaixo segue a tabela das cores disponíveis.