Pular para o conteúdo principal

Mudar cor da saída em C/C++(printf)

Para alterar a cor do comando de saída - ou impressão na tela - utilizando o Dev C/C++ (em ambiente Windows) é necessário a instalação da biblioteca conio.c

Após seguir as instruções de instalação, é necessário declará-la no topo do código-fonte utilizando o comando "#include <conio.c>" (sem aspas).


Após declarar a biblioteca, o comando textcolor() é o que vai alterar a cor do texto de saída.

Sua estrutura é a seguinte:  
textcolor(cor);

A palavra 'cor' escrita entre parênteses representa a cor que o desenvolvedor deseja para o seu programa. Abaixo segue a tabela das cores disponíveis.



Codigo Da Cor    Nome Da Cor
0    Preto
1    Azul
2    Verde
3    Verde-Água
4    Vermelho
5    Roxo
6    Amarelo
7    Branco
8    Cinza
9    Azul-Claro
10    Verde-Claro
11    Verde-Água-Claro
12    Vermelho-Claro
13    Lilás
14    Amarelo-Claro
15    Branco-Brilhante

Exemplo: Para imprimir algo na cor azul o seu código deve ficar da seguinte maneira:

textcolor(1);
printf("Ola mundo");



Para alterar a cor do plano de fundo do que é escrito o comando textbackground() deve ser utilizado. Ele apresenta a mesma estrutura que o textcolor, ou seja, com o numero da cor desejada entre os parênteses.

Exemplo: Para imprimir algo com o plano de fundo azul deve-se usar o seguinte comando:

textbackgroundcolor(1);
printf("Ola mundo");


A tabela de cores que modificam o fundo é a mesma da que muda a cor do texto. 

Posteriormente outros comandos que modificam as cores da saída serão postados.
                              

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Comando system("cls"); Limpando a tela

Para utilizar o comando system("cls"); é necessário a declaração da biblioteca stdlib.h no início do programa. Sua função é limpar a tela de saída de programa que é executado no MS-DOS, ou seja, funciona como um "apagador" para tudo que já foi escrito. O programa a seguir imprime na tela o que o programador colocou no printf e depois de pressionar uma tecla tudo é limpo, ou seja, apaga tudo o que já foi escrito e imprime as outras funções que foram programadas. Link para o código-fonte do exemplo (Pastebin ) Agora visualize o que deve acontecer com o seu programa:

Biblioteca Conio.c

A biblioteca conio.c é a modificação da biblioteca conio.h para poder disponibilizar algumas funcionalidades no programa Dev C/C++ . Com ela é possível usar os comandos textcolor(), backgroundcolor(), gotoxy(), clrscr(), etc, e deixar a saída dos dados com um layout mais agradável para o usuário. O link abaixo redireciona para o site 4shared.com, o qual permite fazer o download da biblioteca. Download Conio.c - 4shared Junto com a biblioteca vem um pequeno tutorial de instalação no  Dev .   ATENÇÃO: Para o funcionamento das funções é necessário a adição da biblioteca no início do programa.