Pular para o conteúdo principal

Comando de Repetição - do while

 O laço de repetição do while funciona praticamente como o laço while, a diferença entre eles é que no comando while a condição é verificada antes de executar o laço e no comando do while a checagem da condição é verificada no final da execução do laço, ou seja, este laço vai executar o conteúdo que foi programado no seu escopo pelo menos uma vez e depois vai verificar a condição para repetir ou não o que está programado.

A estrutura do laço é a seguinte:


do
{


}while(CONDIÇÃO);

A palavra entre parênteses escrita CONDIÇÃO é o local onde a condição de repetição vai se localizar, ou seja, enquanto a condição for o que está alí o laço vai repetir o que foi programado.

Para especificar ainda mais o funcionamento do laço do while, confira o exemplo abaixo de um programa que pede para digitar um número entre 1 e 9, caso o usuário não digite corretamente, o laço é executado e novamente a solicitação é impressa na tela.


A tela de saída do programa com os "erros" propositais ficaria assim:


















O laço do while é bastante utilizado para programas que precisam ter os dados tratados, para evitar problemas na execução caso o usuário digite algo contrário do que é solicitado. Também é muito indicado para situações em que o usuário não sabe quantas vezes precisa executar um laço, aí então fica uma boa dica para seus programas. 

Até mais, bons estudos !

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comando system("cls"); Limpando a tela

Para utilizar o comando system("cls"); é necessário a declaração da biblioteca stdlib.h no início do programa. Sua função é limpar a tela de saída de programa que é executado no MS-DOS, ou seja, funciona como um "apagador" para tudo que já foi escrito. O programa a seguir imprime na tela o que o programador colocou no printf e depois de pressionar uma tecla tudo é limpo, ou seja, apaga tudo o que já foi escrito e imprime as outras funções que foram programadas. Link para o código-fonte do exemplo (Pastebin ) Agora visualize o que deve acontecer com o seu programa:

Biblioteca Conio.c

A biblioteca conio.c é a modificação da biblioteca conio.h para poder disponibilizar algumas funcionalidades no programa Dev C/C++ . Com ela é possível usar os comandos textcolor(), backgroundcolor(), gotoxy(), clrscr(), etc, e deixar a saída dos dados com um layout mais agradável para o usuário. O link abaixo redireciona para o site 4shared.com, o qual permite fazer o download da biblioteca. Download Conio.c - 4shared Junto com a biblioteca vem um pequeno tutorial de instalação no  Dev .   ATENÇÃO: Para o funcionamento das funções é necessário a adição da biblioteca no início do programa.

Mudar cor da saída em C/C++(printf)

Para alterar a cor do comando de saída - ou impressão na tela - utilizando o Dev C/C++ (em ambiente Windows) é necessário a instalação da biblioteca conio.c .  Após seguir as instruções de instalação, é necessário declará-la no topo do código-fonte utilizando o comando " #include <conio.c> " (sem aspas). Após declarar a biblioteca, o comando textcolor() é o que vai alterar a cor do texto de saída. Sua estrutura é a seguinte:   textcolor( cor ); A palavra 'cor' escrita entre parênteses representa a cor que o desenvolvedor deseja para o seu programa. Abaixo segue a tabela das cores disponíveis.